quarta-feira, 8 de dezembro de 2010

Dengues – Sintomas


            O vírus da dengue pode se apresentar de quatro formas diferentes e, cada tipo da doença, possui os seus sintomas características. Nestes quatro casos, os sintomas podem estar ocultos e chegar até quadros de hemorragia, que podem levar o doente ao choque e ao óbito. Alguns dos sintomas segundo os quatro tipos de dengue:          

  • Infecção Inaparente: Neste tipo, a pessoa está infectada pelo vírus, mas não apresenta nenhum sintoma.
  • Dengue Clássica: Geralmente inicia-se de uma hora para outra e dura entre 5 a 7 dias. A pessoa infectada tem febre alta (39° a 40°C), dores de cabeça, cansaço, dor muscular e nas articulações, indisposição, enjôos, vômitos, manchas vermelhas na pele, dor abdominal (principalmente em crianças), entre outros sintomas. Seus sintomas duram até uma semana, e, após este período, a pessoa pode continuar sentindo cansaço e indisposição.
  • Dengue Hemorrágica: Inicialmente se assemelha à Dengue Clássica, mas, após o terceiro ou quarto dia de evolução da doença, surgem hemorragias em virtude do sangramento de pequenos vasos na pele e nos órgãos internos. A Dengue Hemorrágica pode provocar hemorragias nasais, gengivais, urinárias, gastrointestinais ou uterinas.
  • Síndrome de Choque da Dengue: O indivíduo que está acometido pela doença apresenta um pulso quase imperceptível, inquietação, palidez e perda de consciência. Neste tipo de apresentação da doença, há registros de várias complicações, como alterações neurológicas, problemas cardiorrespiratórios, insuficiência hepática, hemorragia digestiva e derrame pleural.
    Entre as principais manifestações neurológicas, destacam-se: delírio, sonolência, depressão, coma, irritabilidade extrema, psicose, demência, amnésia, paralisias e sinais de meningite. Se a doença não for tratada com rapidez, pode levar à morte.
            Há suspeita de dengue em casos de doença febril aguda com duração de até 7 dias e que se apresente acompanhada de pelo menos dois dos seguintes sintomas: dor de cabeça, dor atrás dos olhos, dores musculares, dores nas juntas, prostração e vermelhidão no corpo. È importante destacar que a dengue é uma doença dinâmica, que pode evoluir rapidamente de forma mais branda para uma mais grave. É preciso ficar atento aos sintomas que podem indicar uma apresentação mais séria da doença.               
         A dengue hemorrágica é a mais grave dentre os quatro tipos de dengue e alguns sinais de alerta para esse tipo da dengue são: 1. Dor abdominal intensa e contínua (não cede com medicação usual); 2. Agitação ou letargia;3. Vômitos persistentes; 4. Pulso rápido e fraco; 5. Hepatomegalia dolorosa; 6. Extremidades frias; 7. Derrames cavitários; 8. Cianose; 9. Sangramentos expontâneos e/ou prova de laço positiva; 10. Lipotimia; 11. Hipotensão arterial; 12. Sudorese profusa; 13.Hipotensão postural; 14. Aumento repentino do hematócrito; 15. Diminuição da diurese; 16. Melhora súbita do quadro febril até o 5 dia; 17. Taquicardia (Fonte: Dengue - Aspectos Edipemiológico, diagnóstico e tratamento (Ministério da Saúde).

        Utilizando dados do Sinan (Sistema de Informação de Agravos de Notificação) foi possível identificar o aumento da gravidade da dengue no Brasil, para casos de dengue hemorrágica: - Variáveis:
§           Hematúria
§           Metrorragia
§           Sangramento Gastrointestinal
§           Insuficiência Hepática
§           Manifestações Neurológicas
§           Miocardite
§           Hipotensão Arterial
§           Derrame Pericárdico
§           Diarréia
§           Hospitalização
      Alguns dos sintomas propostos foram utilizados para analise percentual dos sintomas no decorrer dos anos.





                                  
            Tais dados permitem observar que primeiro os sintomas não apresentam relações entre si, cada um tem sua taxa de ocorrência mais ou menos elevada sem que haja relação com outros sintomas; pode-se também notar que a diarréia, quadro mais comum da dengue hemorrágica, apresenta mediana maior que todos os demais sintomas deixando evidência que este é o sintoma mais comum da dengue, uma vez que os outros podem ser manifestados, porém também podem não ocorrer ou ocorrer de forma mínima. É preciso ressaltar, também, que a porcentagem de casos da doença varia com a quantidade de infecções, logo se temos maior quantidade de infecções, teremos maiores porcentagens para os sintomas.
                                                                              

Nenhum comentário:

Postar um comentário