quarta-feira, 8 de dezembro de 2010

Dengue – Tratamento

  
Não existe tratamento específico para dengue, assim como uma vacina com um antiviral capaz de reduzir a viremia ou algum tipo de medicamento contra a doença, mas sim, apenas tratamentos que aliviam os sintomas da mesma.
Essa ausência de um tratamento específico é compensada pela aplicação de um conjunto de conhecimentos que permite classificar o paciente de acordo com seus sintomas e a fase da doença, assim como reconhecer precocemente os sinais de alerta, iniciando a tempo o tratamento adequado.
Deve-se ingerir muito líquido como água, sucos, chás, soros caseiros, etc. Os sintomas podem ser tratados com dipirona ou paracetamol. Não devem ser usados medicamentos à base de ácido acetilsalicílico e antiinflamatórios, como aspirina e AAS, pois estes são propensos a aumentar o risco de hemorragias.
Medidas simples tais como identificar os sinais característicos da doença iniciando-se, assim, uma hidratação oral e venosa eficiente pode ser importante para impedir a evolução da doença para as suas formas mais graves.
            Além disso, a atenção médica diária e freqüente permite identificar precocemente os casos que poderão evoluir para as formas graves, com início da reposição de líquidos antes que os sinais do choque e de outras complicações se tornem evidentes. É fundamental ressaltar que o diagnóstico e o tratamento precoces são determinantes para melhora do paciente e precaução contra o avanço da doença.


Conclusão
           
            A dengue, uma doença que atinge a maior parte do Brasil, deve ser considerada e ter atenção tanto por parte da população como por parte de uma política social do governo em combate à doença. Sua transmissão é favorecida pela proliferação do mosquito e esta pode ser evitada simplesmente pela atenção da população não deixando água acumulada em qualquer que seja o lugar.


Fontes:
  • http://www.dengue.org.br/dengue_mapas.html;
  • http://portal.saude.gov.br/portal/arquivos/kitdengue/epidemiologia.html
  • http://portal.saude.gov.br/portal/saude/visualizar_texto.cfm?idtxt=23449
  • http://www.combateadengue.com.br/
  • http://pt.wikipedia.org/wiki/Dengue
  • http://www.scielo.br/scielo.php?pid=S0034102009000400013&script=sci_arttex

Nenhum comentário:

Postar um comentário